MERCADO EM 5 MINUTOS – Confissões de uma Mente Perigosa

Encontro adiado

Por Ricardo Schweitzer
04/04/17

:. Crescei e multiplicai-vos
:. Encontro adiado
:. Berço esplêndido
:. Dois titãs e um anão
:. Ela bem que avisou

00:07 – Crescei e multiplicai-vos

No exterior, narrativa de crescimento econômico predomina na sessão de hoje: apostando com otimismo nos dados de emprego que serão divulgados nos próximos dias, investidores americanos voltam às compras. No front europeu, atenções voltadas ao setor automobilístico. Ambos os mercados têm dia de alta moderada.

Aqui, leve alta com destaque para exportadoras. Juros em queda moderada, com vencimentos longos mostrando alívio adicional após o adiamento do julgamento do TSE (vide abaixo). Dólar no zero-a-zero.

01:13 – Encontro adiado

Maioria dos ministros do TSE deliberou pela reabertura da fase de instrução do julgamento da chapa Dilma-Temer para que sejam colhidos depoimentos de Mantega, João Santana e Mônica Moura.
Consequentemente, reaberto também prazo para manifestação da defesa.

O mercado, que já dava pouca (ou nenhuma) bola para o julgamento, deu de ombros: segue assumindo que desse mato não sairá coelho algum. Eu sigo cauteloso: convenhamos que são grandes os riscos de estragos significativos a partir dessas novas provas testemunhais…

De qualquer sorte, adiado o encontro com o destino, temos alguns dias a mais para pensar em outras coisas — a agenda de reformas, por exemplo.

02:08 – Berço esplêndido

E é na Reforma da Previdência que estão todas as fichas nesse momento, com governo acenando com regras diferenciadas para homens e mulheres.
A justificativa é a velha questão da “dupla jornada”. Com mulheres vivendo mais e contribuindo menos, haja esforço para fazer a conta fechar.

Correndo por fora, as raposas seguem buscando meios de anistiar o caixa 2 na maciota. Enquanto isso, o gigante pela própria natureza segue deitado em berço esplêndido…

03:12 – Dois titãs e um anão

Lá fora, atenções voltadas para o encontro entre Trump e Xi Jinping, mais tarde nesta semana. Depois de todo o falatório de Donald contrariando interesses chineses, colocá-los frente a frente promete ser uma experiência interessante.

Foram excepcionalmente tranquilos e favoráveis à China os anos Obama. Não são desprezíveis as chances de, sob o novo POTUS, os termos das relações entre os dois titãs mudarem. Aguardemos.

Enquanto isso Draghi fala em Frankfurt, no lançamento da nova nota de 50 euros: argúi que o bom funcionamento da economia requer que as pessoas confiem no dinheiro em circulação.

Talvez, se o próprio Draghi tivesse sido mais parcimonioso, haveria mais confiança no euro.

04:03 – Ela bem que avisou

Galileo, Garde, Adam e, mais recentemente, Kapitalo. Diversos dos melhores fundos multimercado disponíveis no mercado brasileiro estão fechando para captação, em movimento amplamente antecipado pela Luciana.

Quem entrou, entrou; quem deixou pra depois ficou de mãos abanando&hellip

Felizmente ainda tem boas oportunidades em outras casas. Tal qual anteriormente, insisto: não assuma que estes fundos estarão disponíveis indefinidamente. Se você tem interesse em alocar parte do seu patrimônio em multimercados geridos por times de primeira linha,  confira aqui.

 Eu vou mas eu volto — se der

É chegada a hora de encerrarmos a primeira recomendação de nossa carteira.

Nos níveis atuais, WEGE negocia a EV/EBITDA 2017 em torno de 16,5 — versus uma média histórica na casa dos 15,5. Preço incorpora razoavelmente o desempenho de longo prazo e supõe melhoria de resultados também no curto.

E é justamente para o horizonte próximo que começo a franzir a testa: câmbio menos favorável deve reduzir contribuição do exterior. Atividade local segue fraca. Reoneração da folha de pagamento tem potencial de impactar margens no curto prazo.

Em suma: WEGE continuará morando em meu coração e em meu portfólio pessoal. Mas aqui, em observância ao mandato desta carteira, vamos sair. Se preço der chance, avaliamos voltar depois.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s