CONHEÇA A EMPRESA BRASILEIRA QUE FAZ CERVEJA COM GOSTO DE FRUTA

A Way Beer tem versões de melancia, goiaba, jabuticaba e café, entre outros, e exporta seus produtos para os Estados Unidos

Por Adriano Lira

Cevada, malte, lúpulo e água. Esta é a composição da maior parte das cervejas fabricadas no mundo. No entanto, uma empresa brasileira está adicionando outros ingredientes a essa mistura: a Way Beer, que fabrica rótulos com sabores inusitados como frutas e grãos.

A Way Beer foi lançada em 2010 em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. “Desde aquela época, fazer produtos diferentes era a nossa meta principal”, afirma Alejandro Winocur, 33 anos, sócio e fundador da cervejaria.

Winocur nasceu na Argentina, mas mora no Brasil desde os quatro anos de idade. É psicólogo de formação, mas fez pós-graduação em planejamento e gestão de negócios e depois fez um mestrado em marketing. Antes da Way Beer, trabalhou na área de branding da Whirpool, detentora das marcas Brastemp e Consul no Brasil.

Em uma visita a uma cervejaria, o empresário percebeu que empreender nesse mercado era mais possível do que imaginava. “Sempre apreciei cerveja e já pensava em ter um negócio próprio. Mas eu achava que fazer cerveja era algo muito complexo. Quando conheci o setor mais a fundo, vi que não era bem assim e decidi empreender neste mercado”, diz Winocur.

Cerveja de café da Way Beer (Foto: Divulgação)
Cerveja de café da Way Beer (Foto: Divulgação)

Depois de fazer um plano de negócios, o empreendedor viu que precisava de alguém para coordenar a fabricação da cerveja. Por coincidência, o cervejeiro Alessandro Oliveira estava em busca de um sócio que pudesse cuidar da gestão da empresa. Juntaram-se.

Atualmente, a Way Beer tem diferentes rótulos. Uma de suas linhas é a Sour Me Not, com bebidas de maior acidez e teor alcoólico mais baixo, de 3,5% – as cervejas mais consumidas no Brasil têm graduação alcoólica de 4,5%. A linha tem cervejas nos sabores acerola, caju, goiaba, graviola e morango.

A empresa paranaense tem uma cerveja envelhecida em barris de amburana, uma árvore tipicamente brasileira, e uma linha de cervejas sazonais, que tem sabores como melancia, jabuticaba e café. “Todas as frutas e grãos que usamos na produção são frescos”, afirma Winocur.

Alejandro Winocur e Alessandro Oliveira, da Way Beer (Foto: Divulgação)
Alejandro Winocur e Alessandro Oliveira, da Way Beer (Foto: Divulgação)

A Way Beer pode ser encontrada em bares, lojas, supermercados, empórios e lojas de conveniência dos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. O preço final de uma cerveja para o consumidor varia entre R$ 10 e R$ 12.

Além disso, a cervejaria está vendendo seus produtos nos Estados Unidos. “Acreditamos muito na força da exportação, tanto pelas vendas em si quanto pela notoriedade que a nossa cerveja ganha no Brasil”, diz Winocur, que não revela o faturamento e o tamanho da produção da Way Beer.

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