Trump sobe tom sobre Síria e diz que ‘algo deve acontecer’ com Assad

Por Valor

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que “algo deve acontecer” com o presidente da Síria, Bashar al-Assad, depois do ataque químico que deixou pelo menos 85 mortos em Khan Sheikhun, província de Idlib.

“Acho que o que Assad fez foi terrível”, disse Trump a jornalistas que o acompanhavam a bordo do avião presidencial, a caminho da Flórida. “O que aconteceu na Síria é uma desgraça para a humanidade, e ele [Assad] está lá. Acho que ele está executando as coisas, então algo deve acontecer.”

Enquanto Trump sobe o tom contra Damasco, o Pentágono elabora opções para uma intervenção militar no país.

Em 2013, os EUA preparam um plano para atingir os locais de armazenamento de armas químicas de Assad depois que um ataque com gás sarin matou cerca de 1,4 mil pessoas perto de Damasco, de acordo com as estimativas de Washington. Agora, esse plano poderia ser usado como modelo.

Apesar da negativa do governo de Assad, autoridades americanas dizem ter poucas dúvidas de que o ataque de terça-feira foi realizado pela Força Aérea da Síria.

Na Flórida, onde Trump se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, disse nesta quinta-feira que Assad, não tem nenhum papel no futuro da Síria: “Com os atos que ele tomou, não haveria nenhum papel para ele governar o povo sírio”.

Tillerson, que até a semana passada dizia que Assad poderia permanecer no poder, também afirmou que o ataque em Khan Sheikhun exige uma “resposta séria” dos EUA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s