Mercado em 5 Minutos – Como posso te ajudar?

Como posso te ajudar?

Por Ricardo Schweitzer e Alexandre Mastrocinque
25/04/17

00:07 – Mercados

A onda de otimismo com o resultado das urnas francesas segue empurrando os mercados pelo mundo todo. Tudo verde na minha tela por aqui e, mesmo a Bolsa brasileira tem leve alta, a despeito de piora na percepção sobre a aprovação da reforma da Previdência.

Nos EUA, NASDAQ rompeu a barreira dos 6 mil pontos pela primeira vez na história enquanto S&P e Dow sobem com vigor – mercado parece acreditar, mesmo, que Trump vai conseguir fazer um grande corte de impostos.

(Alguém já assistiu Memento?)

Europa também subiu, um pouco menos, mas subiu e renovou as máximas recentes. Euro segue se fortalecendo e o mercado dá a vitória de Macron como certa.

(Por enquanto, sem previsões para o imprevisível)

Por aqui, mercados de câmbio e juros não gostaram do noticiário sobre a base aliada do Governo estar se enfraquecendo. Real cai e juros sobem.

Nunca dissemos que seria fácil, mas também não precisava ser assim tão difícil.

01:13 – Greve Geral

O movimento para o feriadão mega plus a greve geral na sexta feira parece que vai ganhando força.

Pilotos e comissários de bordo ameaçam aderir enquanto professores da rede particular e, claro, funcionários do transporte de São Paulo prometem “parar o país” contra a agenda golpista do governo ilegítimo.

A última “grande paralisação” do dia 15 de março foi bem menor do que a anunciada e ficou mais concentrada no transporte público – tá aí uma categoria engajada – bobeou, ônibus e metrô param de circular.

Fato é que, a depender de como ficarem as coisas na próxima sexta, pressão sobre a base aliada vai aumentar.

O mercado, que dava como certa a a aprovação da Previdência (pelo menos é o que mostravam as curvas de juros), começa a querer provas mais substanciais de que alguma coisa passa.

Esse povo parece que começou ontem a operar no Brasil…

02:08 – Onda de energia

Leilão de transmissão foi um sucesso – investimentos totais de quase 13 bilhões de reais e um desconto médio de 36,5 por cento.

Apesar de o mercado ter considerado o desconto alto demais – Alupar (ALUP11) e CTEEP (TRPL4) apanharam bastante -, nos interessa mais o sinal de que os investidores estão começando a colocar o pé na água novamente.

Para a economia e o longo prazo a notícia é ótima – pelo menos uma parte do empresariado já está fazendo conta com taxas mais baixas.

Vale destacar que o setor de transmissão vinha abandonado desde a iluminada MP 579 de 2012 e os leilões só tiveram mais sucesso a partir de outubro do ano passado.

03:12 – Como posso te ferrar ajudar?

Quem ainda não entrou no jogo dos juros baixos foram os bancos: relatório do Bacen divulgou nova metodologia para cálculo do custo de crédito no país. O resultado foi chocante – o custo médio do crédito não caiu, a despeito da queda da Selic.

Certamente, é bom para quem é acionista dos bancos, mas, como fica o correntista?

unnamed (18)

Os bancos são mesmo feitos pra ferrar você, não?

E a nova ContaMax CDB DI do Santander: automaticamente, seu dinheiro é aplicado em um CDB que rende 20 por cento do CDI!!! É muito pior do que a poupança e o FGTS – pela Selic de hoje, seria um rendimento anual de 2,5 por cento ao ano (bruto de impostos).

Enquanto isso, a taxa média dos empréstimos para a pessoa física fica em torno de 30 por cento ao ano.

É isso mesmo que o Santander pode fazer por mim hoje?

04:03 – ¿En qué te puedo ayudar hoy?

Quem sempre pode fazer alguma coisa por você é o Carlos, nosso especialista em empresas em turnaround.

No último relatório, ele passou uma visão geral das empresas da carteira e explicou a importância de ter a visão mais aprofundada, para não cair na enganação e se assustar com os ruídos do mercado.

Você está recebendo um texto de Mark Ford, professor universitário que se tornou multimilionário em apenas sete anos. Sócio da Agora, consultoria financeira parceira da Empiricus, ele ensina os melhores caminhos para construção de riqueza. Bem-vindo(a) ao clube WBC.

Frequentemente, revistas estampam histórias de empreendedores que investiram tudo em uma ideia que acabou se transformando em um negócio de sucesso. O problema é que essas pessoas são exceções: para cada uma que ficou rica, há milhares que quebraram.
Quando você aceita isso, descobre que é muito difícil ficar rico investindo em um único ativo. A sorte é que existem diversas estratégias de criação de riqueza. E para poder aplicar em cada uma delas, é necessário ter renda líquida disponível para investimentos, que é a diferença entre quanto você ganha e quanto você gasta. Para obter um saldo maior, você pode reduzir seus gastos e/ou aumentar a sua receita com trabalhos extras.

Ao sucesso,
Mark.

Seguimos sem notícias significativas sobre os papeis da carteira.

Resultado de Fibria sai hoje depois do fechamento do mercado e nossa principal preocupação é como ficou o custo caixa – nos últimos trimestres, a companhia teve dificuldade para segurar os custos e o mercado não perdoou.

Do ponto de vista de preços, o trimestre foi positivo para a celulose – alta de mais de 15 por cento no período.

Veremos como ficam os números finais, o andamento do Três Lagoas II e a alavancagem da companhia, um dos pontos que também preocupa o mercado no médio prazo.

Fique ligado por aqui que amanhã traremos os comentários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s